TAVIRA EM
TRANSIÇÃO
O que é a Transição? ... A NOSSA HISTÓRIA
O Tavira em Transição é um movimento comunitário de cidadania activa que, através de princípios pacifistas e ecológicos, promove a Transição, seja ela a nível individual ou colectivo, para um futuro mais sustentável, prospero e responsável da relação do Homem com o Planeta.
O movimento de voluntariado sem fins lucrativos surge em 2011 na localidade de Tavira aquando da reunião de alguns cidadãos que sensíveis às mais variadas questões, problemáticas e soluções - relacionadas com o clima, crise económica, hábitos de consumo, vida do solo, "pensar global, agir local", proteção e uso dos recursos da natureza- dão começo a uma iniciativa de Transição na área.
Localidades em Transição são movimentos sociais de pessoas que refletem conjuntamente, cultivam capacidades de resiliência, estilos de vida mais saudáveis, estimulam fortes meios de subsistência locais, e se preocupam em reduzir a 'pegada de carbono'.
Os Movimentos de Transição surgiram pela primeira vez em 2005 quando o professor universitário Rob Hopkins e um grupo de cidadãos preocupados com as mudanças climáticas, as crises económicas e o pico do petróleo, implementaram soluções de gestão comunitária baseadas nos princípios da permacultura na cidade de Totnes em Inglaterra. A motivação por parte da comunidade foi tal que levou a mesma a adquirir, por exemplo, a sua própria moeda de troca, a criar redes locais, solidárias e éticas de produção e consumo, instalar suas próprias centrais de energias renováveis, ou a reinventar a cidadania, as relações e propósitos humanos, profissionais, sociais, recreativos e ambientais que ligam as pessoas e definem a comunidade.
A Transition Network ou Rede de Transição Internacional é uma iniciatva que presenta-se em Portugal como uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, que tem como missão inspirar, encorajar, conectar, e apoiar as comunidades a transitar para realidades mais saudáveis, sustentáveis, resilientes e felizes. Considerando ao mesmo tempo que cada iniciativa tem um contexto e desenvolvimento únicos e originais.Os movimentos de transição multiplicam-se por todo o mundo seja em cidades, aldeias, ruas, empresas, escolas, regiões, nações, quer por estímulos colectivos ou individuais.A preservação e proteção da natureza ganha cada vez mais enfase nas comunidades em transição, uma vez que por todo o Planeta a biodiversidade de espécies, biosferas e ecossistemas, e os mais variados recursos e elementos da natureza, assim como a soberania alimentar das populações, se encontram altamente ameaçados pela ação poluentes e exploração intensiva por parte de grandes interesses económicos e corporativos que crescem velozmente e actuam à escala global. A
As actuais 'Alterações Climáticas' - devidas: às emissões de gases poluentes e de efeito estufa na atmosfera que propulsionam o aquecimento global e que são em grande parte provenientes dos combustíveis fósseis; à intensiva industria agroalimentar; à destruição e desertificação de solos, florestas e mares, que levam à perda dos mais variados ecossistemas e extinção de espécies e recursos elementares do planeta; etc; - aumentam fulminantemente o desiquilibrio do ecossistema Mundo e os riscos de catástrofes naturais e crises humanitárias.
A acção do movimento de Transição em Tavira incide em dinâmicas comunitárias promovedoras da eco cidadani na defesa cívica das causas que afetam directamente a população.
O Tavira em Transição é também uma plataforma de voluntariado, um movimento sem fins lucrativos, aberto, pacificador, activo e inclusivo, que convida todos os cidadãos a se juntarem, reflectirem, e usarem as suas vontades, talentos e habilidades para um futuro mais feliz da 'nossa' Terra.
Se possível, gostaríamos passo a passo, de reverter os problemas ambientais e sociais na nossa área e cultivar todo o tipo de hábitos, praticas, e alternativas, a nível pessoal e colectivo, sustentáveis para uma realidade mais qualitativa, segura, positiva e menos poluente e destrutiva para a vida das pessoas, animais e Planeta.
Estamos no processo, agregando práticas soluções,estamos em Transição...
Junta-te a esta onda pacifica, responsável e ecológica, cria a alternativa e sê a mudança que tu queres ver no mundo!
Eco Saudações de Paz de todos os cidadãos e voluntários que se movimentam pela Transição da zona de Tavira
Desde 2011 que o movimento dinamiza uma série de actividades variadas, tais como:
.Encontros de reflexão sobre a comunidade, o Planeta e princípios de proteção ambiental, sustentabilidade e pacifismo
.Banco e troca de Sementes
.Reflorestação autóctone, manutenção e controle de espécie infestante na Mata Nacional da Conceição de Tavira
.Palestras e apresentações em escolas, bibliotecas, instituições, seminarios, feiras e mercados, assembleias.
.Workshops e oficinas variadas
.Reabilitação de infraestruturas
.Festivais, Eventos e Ciclos
.Grupos de trabaho: canto e musica, arte, alimentação, midea, saúde, energia, educação, consumo e produção, economia, causas etc...
.Banca de trocas de livros
.Picknics e passeios comunitários de Bicicleta
.Ajudadas
.Horta socio escolar
.Pedagogia e educação Ambiental
.Visitas, encontros, cooperações, solidariedade, participações e convívios com outros movimentos, associações, organizações, causas etc.
.Formações relacionadas com a cidadania e a ecologia
.Ciclos de cinema documental
.Pontos de informação e recolha de petições
.Actividades lúdico/pedagógicas
.Concentrações e Vigílias pelo Clima
.Programas de Rádio locais
.Eventos e Festivais eco comunitários